Procurando nova proposta de Trabalho?

Empregos Manager Online

Procurando uma oportunidade no mercado?

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Deus quer falar com você!!

Pesquise

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Afinal, trabalho temporário vale a pena?

Por conta dos acontecimentos ligados à economia brasileira, em alta, os setores de serviços e de comércio também vivenciam um momento favorável de expansão
Final de ano : é hora de contratar temporários
130 mil postos de trabalho temporário devem ser abertos por shoppings no Natal
104,3 mil trabalhadores temporários contratados até julho de 2010Setembro é o período em que a caça por trabalhadores temporários para o Natal é intensificada, principalmente pelos setores de serviços e comércio. Entre os grandes candidatos a essas vagas estão, na maioria das vezes, jovens em busca do primeiro emprego e pessoas fora do mercado de trabalho há algum tempo. Apesar das milhares de vagas disponíveis, muitos ainda têm dúvida se realmente vale a pena ingressar neste tipo de trabalho, válido por apenas três meses.


Vamos analisar os fatos. Uma pessoa que está parada, em busca de emprego, só tem a ganhar com essa oportunidade. Entre as vantagens, está a possibilidade de efetivação e conquista de um emprego formal.



Para se ter uma ideia deste cenário, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário (Asserttem), o Natal deste ano promete contratar 139 mil temporários em todo o país, 11% a mais do que o mesmo período em 2009. Desse total, cerca de 30% deverão ser preenchidas por jovens em situação de primeiro emprego.



Por conta dos acontecimentos ligados à economia brasileira, em alta, os setores de serviços e de comércio também vivenciam um momento favorável de expansão. Deste modo, as projeções até o final do ano para as contratações são positivas. Segundo a entidade, a previsão de efetivação após o período pré-determinado é de 28%. Isso quer dizer que quem se destacar no trabalho dia a dia tem ótimas chances de fazer parte deste índice.



A outra vantagem de se tornar um trabalhador temporário, mesmo não sendo efetivado ou não havendo essa pretensão por parte do profissional, é que ele adquire uma ótima experiência profissional e aprendizados para toda a sua vida. Como se sabe, as festividades do final do ano significam trabalho dobrado para os lojistas e prestadores de serviço. Por isso, esforço e dedicação são pré-requisitos para quem não quer fazer feio. Apenas o fato de ter atuado como temporário já demonstra garra, superação e determinação em entrevistas para futuras oportunidades.



Além disso, este profissional aprende a lidar com situações que precisará enfrentar no mercado de trabalho. Quem atua na área de Vendas, por exemplo, precisa desenvolver a capacidade de estabelecer bons relacionamentos em um curto prazo de tempo, de persuadir e ter a flexibilidade. Ele também precisará lidar com hierarquia, uma dificuldade encontrada em grande parte dos novos profissionais dentro das corporações.



Outra barreira cultural enfrentada por quem avalia a possibilidade de ingressar neste mercado é a aquisição dos direitos. Quem pensa que estão em grande desvantagem dos efetivos que atuam na mesma firma, está enganado. Veja a seguir quais são os deveres das empresas contratantes e o que os temporários têm direito. Vença o preconceito e encare como uma grande oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente.


Saiba o que você tem direito:




1) Salário equivalente a de um trabalhador contratado



2) Período de trabalho de 8 horas diárias com direito ao pagamento de hora extra com acréscimo de 20%



3) Adicional por trabalho noturno



4) Repouso semanal remunerado



5) 13º salário proporcional



6) Férias proporcionais, em caso de dispensa sem justa causa ou término normal do contrato de trabalho temporário



7) Proteção previdenciária



8) Seguro de acidentes de trabalho



9) Vale-transporte



10) Contrato de até 90 dias, renovável por mais 90





* Renato Grinberg é diretor Geral da Trabalhando.com no Brasil, especialista em carreiras, mercado de trabalho e coach de carreira. Grinberg desenvolveu sólida carreira internacional, morou oito anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, quando trabalhou em empresas como a Sony Pictures e a Warner Bros.

Um comentário:

... disse...

Muito bom seu blog e suas postagens, interessante de verdade! agora que o descobri estarei sempre por aqui...até mais!