Procurando nova proposta de Trabalho?

Empregos Manager Online

Procurando uma oportunidade no mercado?

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Deus quer falar com você!!

Pesquise

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Dicas indispensáveis para conquistar um emprego

Conseguir um emprego no mundo contemporâneo está sendo um dos maiores desafios que grande parcela da humanidade vem enfrentando nos últimos tempos. Obter uma colocação satisfatória se tornou uma tarefa árdua, principalmente, em épocas nas quais o mercado de trabalho se encontra extremamente recessivo. Para quem está procurando novas e melhores oportunidades em sua vida profissional, acompanhe as dicas valiosas que podem ser decisivas para se vencer a maratona do emprego.

Durante uma entrevista de seleção com o diretor de recursos humanos de uma empresa multinacional, por exemplo, um profissional da área de marketing se vê embaraçado diante ao seguinte questionamento: “Me fale um pouco sobre a sua infância?”. Não bastasse a situação, o empregador ainda solicita que o candidato responda a pergunta utilizando apenas gestos. E agora, o que fazer?

Entrevistas deste tipo são cada vez mais comuns durante os processos seletivos das empresas modernas. Diferentemente do passado, quando se contratava tendo como base apenas a formação acadêmica e os cursos extracurriculares, atualmente se tornou necessário identificar um conjunto de competências emocionais que irão diferenciar um candidato dos demais, e isso vai muito além da mera análise de um currículo bem elaborado. Na verdade, as organizações modernas estão a “caça” de talentos com uma boa base teórica, mas que também possuam virtudes de caráter subjetivo, que são imprescindíveis frente à nova realidade social e econômica. Algo do tipo: capacidade para solucionar problemas, para desenvolver trabalhos em equipe, para liderar, enfim, qualificações pessoais ligadas a aspectos de personalidade e ao perfil psicológico como um todo.

E, para identificar estes profissionais no mercado de trabalho, vale tudo. Muitas organizações desenvolvem verdadeiras maratonas de testes rigorosos, dinâmicas de grupo, simulações mirabolantes, entrevistas individuais e em grupo e até mesmo exames grafológicos, com o objetivo de contratar o suposto “candidato ideal”. Outras, visando obter serviços especializados, preferem recorrer às consultorias de recursos humanos e aos headhunters, dependendo do nível do cargo em questão. E para os trabalhadores, não resta alternativa senão a de estarem preparados para participar dos elaborados processos de recrutamento e seleção e disputar as concorridas oportunidades de colocação que surgem no mercado de trabalho. Afinal, mais do que nunca, é preciso ter habilidade para “vender o próprio peixe”, uma vez que tal iniciativa pode ser fator determinante de sucesso ou fracasso durante a acirrada disputa por um lugar ao sol.

Vejamos, então, algumas das principais regras que devem ser seguidas por todos aqueles que desejam se destacar durante um processo de seleção. Entre elas, as principais são: elaborar um currículo eficiente; fazer uma auto-avaliação; criar suas próprias oportunidades; cuidar da sua aparência; se preparar para as entrevistas; encarar os encontros seletivos com ética e profissionalismo; adiar ao máximo as discussões sobre salário e; após os encontros seletivos, mostrar interesse alguns dias depois, procurando não ser inconveniente.

É claro que não existe uma “fórmula mágica” que possa garantir sucesso aos profissionais durante todos os processos seletivos. Não existe uma “receita de bolo” e nem se pode fabricar um perfil ideal de comportamento que atenda a qualquer tipo de demanda das empresas modernas. Porém, se deixar levar à própria sorte também não é a saída mais adequada. Isto, porque existem pontos que estão sendo extremamente valorizados e garimpados durante os processos seletivos que podem ser aprimorados por qualquer profissional que esteja investindo na conquista de novas e melhores oportunidades.

Assim, vale a pena questionar-se quanto à postura adotada nos últimos tempos e refletir sobre tudo aquilo que pode ser feito para se desenvolver um auto-aprimoramento. Tal princípio irá, certamente, favorecê-lo no campo prático da vida. Enfim, siga em frente e prepare-se ao máximo para conquistar este novo mercado de trabalho repleto de oportunidades apenas para os profissionais que lutam bravamente por elas.

Por Luiz Scistowski

*Luiz Scistowski é Psicólogo, diretor da RHGroup Assessoria em Recursos Humanos, especialista em Marketing Pessoal, Coaching e autor do livro “Como Conquistar e Manter Seu Emprego”, da Editora Razão Cultural.

sábado, 22 de novembro de 2008

Emprego temporário vale a pena?

Esta pergunta é bastante comum nesta época do ano. O comércio e muitas empresas realizam neste período de final de ano as contratações de temporários para dar conta da demanda por produtos e serviços.

O emprego temporário é um excelente negócio principalmente para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho e também para aqueles que estão desempregados a algum tempo.

Há um pensamento que o emprego temporário irá "sujar a carteira". Bobagem. O que realmente "suja a carteira" é o funcionário que realiza um péssimo trabalho e é demitido por isso, ou aquele que comete algum delito e é demitido por justa causa.

Trabalhar como temporário é uma grande oportunidade de fazer uma renda extra e adquirir experiência. Algumas empresas acabam efetivando o trabalhador temporário que se destaca. Porém, o que mais acontece é que muitos que optam por este tipo de atividade não fazem enxergando como uma oportunidade, mas como um "ganha-pão" temporário.

Lembro do caso de uma amiga que teve seu primeiro emprego como temporária de uma grande loja de departamentos. Foi contratada para fazer o atendimento ao público e depois de uma semana já estava no caixa, ou seja, foi "promovida" em função de seu empenho. Ao término de seu contrato a empresa queria contratá-la.

É preciso dedicação para se sobressair neste mercado cada vez mais competitivo. Por isso, analise as possibilidades e escolha um negócio que tenha a ver com você.

Palestrante Rogerio Martins
Palestras interativas sobre motivação, liderança, mundo corporativo, relações humanas, comportamento, marketing pessoal, atendimento a clientes, administração do tempo, produtividade e eficácia pessoal, mudanças, qualidade de vida e inteligência emocional
http://palestranterogeriomartins.blogspot.com