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sexta-feira, 16 de maio de 2008

Como escolher uma boa empresa?

Por Iuri Canuto
Hoje sabemos da importância dos buscadores na vida “internet” das empresas. Estudos recentes da Deloitte & Touche indicam que 84% dos internautas nos EUA orientam a sua navegação através de buscadores, e tenho certeza que o número não é tão diferente aqui no Brasil.
Brasil, país que bate constantemente o tempo médio de acesso online (22 horas e 26 minutos em julho). Que possui cerca de 35 milhões de pontos de acesso à internet (27,5 milhões residenciais segundo o relatório de maio do Ibope NetRatings).
Com a Web 2.0 a relevância dos buscadores aumentou ainda mais. Antes os provedores de conteúdo eram empresas e poucas iniciativas individuais, agora com as ferramentas colaborativas qualquer internauta pode criar conteúdo e publicá-lo na internet.
Neste mar de Bilhões de páginas os buscadores são frios, pensam em palavras-chave e o melhor posicionamento no resultado de busca é ditado por fatores como Relevância e Popularidade.
Neste cenário, empresas que usam a internet para aumentar a visibilidade acabam disputando este espaço com pessoas físicas que estruturam muito melhor seu conteúdo para os buscadores. É o famoso “findability” dos americanos, a capacidade de ser encontrado na multidão virtual.
A área de SEO é muito específica, tecnicamente falando, e pede uma constante reciclagem das técnicas do profissional. Os buscadores atualizam constantemente seus algoritmos de busca, e estas alterações precisam ser acompanhadas pelo time de otimizadores.
Comportar um departamento ou profissionais deste tipo é muito custoso para uma empresa que não tem este foco.
Portanto a solução é terceirizar. Mas como escolher a melhor empresa de SEO para sua companhia?
Aí vão alguns pontos que o Gestor de Internet deve ter em mente quando está avaliando uma empresa de Otimização para Buscadores:
Tome cuidado com empresas que garantem o seu site na posição x no buscador y ou z. São diversos fatores que influenciam o posicionamento no resultado de busca e conseguir aparecer em primeiro lugar ou na primeira página pode ser um trabalho de longo prazo. Para falar a verdade nenhuma empresa pode garantir a primeira posição ou posições especiais. O único caso onde isto acontece é com palavras-chave pouco utilizadas onde não existe nenhuma estratégia de SEO a ser aplicada.
SEO muitas vezes é uma batalha de posicionamento entre a sua companhia e concorrentes, através dos respectivos fornecedores de SEO. Escolha um fornecedor capaz de preparar um plano para avaliar o esforço necessário em tempo e custo para travar esta batalha. Um bom fornecedor irá ajudar a construir este plano de investimentos com sua empresa.
Atenção para empresas que prometem bom posicionamento no SEO através da instalação de softwares proprietários ou troca de links com uma comunidade de sites. Muitas vezes estas técnicas não surtem o efeito desejado e podem estar fora das conformidades do buscador.
Lembre-se que se o buscador identificar que sua iniciativa web está tentando burlar as regras de rankeamento, seu site será banido e aparecerá na última posição da busca (em alguns casos não aparece no resultado). Entenda com os possíveis fornecedores todas as ações que fazem parte da estratégia de SEO deles. Duplicação de domínios, spam de palavras, distribuição do link do seu site em sites afiliados, aumento da visitação através de buscadores falsos, spywares ou portais de links, entre outras, são técnicas banidas pelas principais ferramentas de busca.
Trabalhe com empresas que possuem metodologia. Toda a ação deve estar documentada e aprovada para o cliente, sem deixar nenhuma dúvida, antes de lançar a campanha. Desta forma o cliente pode entender para onde vai o dinheiro e todas as ações e palavras-chave que fazem parte do projeto. Empresas que trabalham com metodologia podem fornecer também estudos de retorno do investimento e de aumento do tráfego.
Trabalhe com empresas que possuem contratos de compensação caso o resultado da campanha não atinja o esperado no planejamento. A maioria das empresas sérias de SEO trabalham por performance e recebem de acordo com o posicionamento do cliente nos resultados.
Avalie os relatórios que serão fornecidos, pergunte a periodicidade e peça alguns exemplos de formato. Algumas campanhas de SEO podem ser medidas em tempo real e online, relatórios bem estruturados permitem que o cliente acompanhe a campanha com o fornecedor. Avalie seus fornecedores, escolha o mais capacitado e parta para o ataque. Se você não começar seu SEO imediatamente pode ter certeza que algum dos seus concorrentes o fará.
(Iuri Canuto atua na área de IT há 11 anos e é Diretor de Inovação e Tecnologia da Basics. Fale com ele:iuri.canuto@basics.com.br)

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