Procurando nova proposta de Trabalho?

Empregos Manager Online

Procurando uma oportunidade no mercado?

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Deus quer falar com você!!

Pesquise

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Como elaborar um currículo atrativo e eficiente?

O sucesso do profissional num processo seletivo passa, obrigatoriamente, por um bom currículo. Também conhecido como curriculum vitae (expressão do latim que significa "trajetória de vida") ou CV, ele é fundamental para qualquer pessoa que busca novas oportunidades no mercado de trabalho.


"O currículo é um documento muito importante. Poucos têm consciência, mas seu objetivo principal é gerar entrevistas de emprego. Para despertar o interesse do selecionador em conhecer o profissional, o currículo precisa ser correto, sintético e atrativo", explica Adriano Arruda, especialista em mercado de trabalho e diretor-geral da Catho Online, o maior portal de soluções em Recursos Humanos da América Latina.


Até por ser tão importante e estratégico, o currículo exige muito cuidado em sua elaboração. Há algumas regras importantes que precisam ser seguidas para que ele verdadeiramente auxilie o profissional em sua busca por novas oportunidades.


"É fundamental atentar-se à apresentação do currículo, evitando erros de português, inserção de dados desnecessários - como números de documentos e menções a atributos pessoais - e uso de letras extravagantes ou papéis coloridos. Vale destacar que um em cada quatro currículos é descartado por conter fotos inadequadas, erros de português e letras coloridas", explica Adriano Arruda.


Outros dois aspectos importantes, que são freqüentemente negligenciados na elaboração dos currículos, são a ausência de dados de contato e a indefinição de um objetivo profissional.


"Sem dados de contato no currículo, como e-mail e telefone, o selecionador não consegue localizar o profissional. E a ausência de um objetivo claro levantará dúvidas sobre qual a área, ou mesmo a atividade, de interesse do candidato", acrescenta o diretor-geral da Catho Online.



Os porta-vozes da Catho Online estão à disposição dos jornalistas para dar mais dicas e informações importantes sobre a elaboração de um currículo correto, eficiente e atrativo para os selecionadores.

Nenhum comentário: